Perfil do Egresso

O profissional egresso do Curso de Administração das Faculdades Integradas de Taquara deverá ter desenvolvido, ao longo de sua formação, as seguintes competências:

  • compreender as relações sociais, políticas, econômicas e culturais do meio em que se insere – incluindo as transformações advindas da internacionalização da economia e dos avanços científicos e tecnológicos;
  • compreender a organização como um todo articulado e sistêmico, constituído de múltiplas relações que se operam interna e externamente, agindo de forma ética e profissional;
  • diagnosticar e analisar problemas, identificando as variáveis que os constituem e/ou determinam, bem como os tipos de relações que mantêm entre si, e propor e/ou implementar medidas que resultem em soluções viáveis e eficazes;
  • planejar e desenvolver/implementar ações pertinentes ao seu campo de atuação profissional, em consonância com as necessidades/demandas/potencialidades regionais, nacionais e mundiais;
  • planejar, implementar e avaliar ações profissionais, considerando diferentes possibilidades de realização, analisando vantagens e desvantagens, implicações, riscos e resultados, de forma a selecionar a(s) mais adequada(s) aos interesses organizacionais, atentando para modelos inovadores de gestão;
  • agir de forma prudente, crítica e eficaz, tomando decisões coerentes nas demandas geradas pela interdependência econômica do mundo contemporâneo, quer entre empresas, quer entre nações;
  • atuar profissionalmente na administração de organizações, mediante ações cientificamente fundamentadas, tecnicamente adequadas e socialmente significativas;
  • projetar e implementar mudanças e possibilidades de atuação profissional, desde uma perspectiva empreendedora em sentido amplo e que contemple a sociedade e as organizações;
  • gerir empresas observando procedimentos administrativos, legais e econômicos envolvidos;
  • manter relações interpessoais fundamentadas na confiança, na solidariedade e no espírito de equipe agindo com flexibilidade e adaptabilidade;
  • utilizar amplamente os modernos recursos de tecnologia de informação em favor da agilização de processos administrativos e operacionais da organização e disseminação da informação para facilitar a tomada de decisão em diferentes níveis organizacionais.