Tecnologias exponenciais são fantásticas, elas são incríveis, escalam rápido com o fator de melhorarem performance ao mesmo tempo que seu custo reduz. Essa tendência permite qualquer um no planeta causar um impacto no que podemos considerar os “Grandes Desafios da Sociedade” através dessas novas tecnologias.

O que temos visto é o uso dessas tecnologias para melhoria de produtos e serviços, seja na qualidade da comida, água, construção, educação, saúde, energia e muitas outras. Com a tendência dessas tecnologias se tornarem cada vez mais poderosas, mais baratas e mais abundantes. Isso é o presente! Um exemplo, avanços no processo de dessalinização e formas de produzir mais água, criam a possibilidade para água potável, com um custo razoável em qualquer lugar no mundo a qualquer momento. Somos capazes de extrair água do oceano e transformá-la e até mesmo da atmosfera. Isso poderia ser distribuído não para poucos, mas para bilhões de habitantes na terra de forma sofisticada a um custo baixo.

Um outro exemplo, a fome no mundo. O problema não é a falta de comida, e sim a forma como isso é distribuído e gerenciado. Já existem projetos usando blockchain para levar comida ao Paquistão por exemplo através dessa tecnologia.

O que a IBM vem fazendo com sua iniciativa “Call for Code” já possui mais de 195 mil desenvolvedores na América Latina, e seu objetivo é ajudar a reduzir os danos causados por impactos naturais.

São tecnologias que empoderam o indivíduo, permitindo pequenos problemas serem resolvidos de forma rápida e local.

Segundo a Singularity University, existem 6 formas de criar impacto:

1-   Comece algo novo! Uma nova empresa, uma startup, uma consultoria. Pode iniciar com uma grande idéia, ou uma observação que algo está errado. Você que decide a forma como irá abordar a situação.

2-   Mude algo na empresa que você trabalha ou pertence! Muitos devem estar pensando, mas eu trabalho para uma pequena empresa, ou uma enorme multinacional. Você pode criar um novo produto, um novo serviço, uma nova abordagem. Questionar um processo. Ou liderar esse processo de mudança para um grupo de pessoas ou toda uma organização.

3-   Influencie na política. Aqui não precisamos necessariamente mudar uma lei ou a constituição, mas sim algo dentro de nossa comunidade, da escola que nossos filhos estudam.

4-   Pesquisa e desenvolvimento para tecnologias exponenciais que endereçam causas sociais é outra forma essencial de criar impacto. E aqui novamente não é necessário inventar algo novo, você pode escrever uma dissertação sobre um tema, buscar uma patente ou até mesmo investir em pesquisa e desenvolvimento.

5-   Educação e informação! Tudo que é espalhado, que tenha relação a uma tecnologia exponencial e que impacte algum grande problema da humanidade causa impacto. Pode ser através de um blog, uma palestra, um artigo ou até mesmo algo através de mídias sociais.

6-   Mobilização de recursos! Como focar recursos nessas tecnologias que resolvem todos esses problemas. Podem ser recursos financeiros, porém nem todos dispomos deles, então porque não pessoas, ou até mesmo o nosso tempo em algo voluntário.

Independente da forma como cada um de nós quer causar impacto ou mudança, o importante é a atitude para começar e o pensamento positivo de que é possível.

Além disso, não iremos mudar o mundo em 1 dia, portanto não desanime, pois, a jornada é lenta e cheia de percalços. O importante é seguir nosso coração e darmos o melhor de si em busca de algo melhor para todos nós.